terça-feira, 31 de outubro de 2023

Climas de Angola

Climas de Angola 

FACTORES CLIMÁTICOS 

Os factores que influenciam o clima de Angola de modo dominante são: (1) latitude, (2) proximidade ao mar, (3) correntes marítimas, (4) relevo e (5) ventos dominantes. 

Latitude 

Angola está localizada entre as Latitudes 4º Sul e 18º Sul, na zona tórrida. Deste modo, a duração dos dias não difere muito nas diferentes épocas do ano e a obliquidade dos raios solares - ao meio dia - é sempre pequena.

Distância ao Mar 

Com excepção de Cabinda, Angola está entre as Latitudes 6º Sul e 18º Sul com uma costa de aproximadamente 1300 km. A influência do oceano no clima é sensível em todo o território, não existindo climas com aspectos duma grande continentalidade.

Corrente de Benguela 

Esta corrente marítima fria que começa perto do cabo da Boa Esperança, latitude 35º  Sul, tem importância preponderante em todo o litoral, em especial desde a foz do Cunene até Benguela, explicando a existência de climas mesotérmicos e a formação do deserto de Moçâmedes. 

Efectivamente, sendo os ventos predominantes do Oeste Sudoeste, o ar mais frio vindo do mar faz que atmosfera se torne estável até uma altitude apreciável, não se formando nuvens de grande desenvolvimento vertical e por consequência torna rara as chuvas. 

É provável que, pelo menos em algumas épocas do ano, a influencia desta corrente se faça sentir muito para Norte de Benguela, o que explicar os nevoeiros e neblinas que ocorrem em Luanda especialmente na época do cacimbo (Junho, Julho e Agosto).

Relevo

  • No litoral a altitudes compreendidas entre 0 e 500 metros. 

Esta faixa, pela pequena altitude, é de climas megatérmicos, excepto o litoral das províncias de de Benguela e Namibe, desde a Baia Farta até ao Cunene, que tem um clima mesotérmico, por intervir como factor a corrente de Benguela.

  • Altitudes entre 500 e 1000 metros. 

Esta região, dum modo geral, o clima é megatérmico; a altitude de 1000 metros coincide muitas vezes com o limite dos climas megatérmicos. Porém, existem já nesta região alguns climas mesotérmicos, onde a altitude é superior ou se faz sentir outro factor climático.

  • Altitudes entre 1000 e 1500 metros (maior extensão do território).

Acima dos 1000 metros o clima é dum modo geral temperado (mesotérmico), sendo 1º menos fresco entre os 1000 e os 1300 metros, e 1º mais fresco dos 1300 aos 1600 metros e 1º ainda mais fresco entre os 1600 e 2000 metros.

Acima dos 2300 metros o clima corresponde ao grau mais fresco dos climas mesotérmicos e é provável que acima dos 2500 metros esteja próximo dos climas microtérmicos (frios). 

Ventos Predominantes

O território Angolano está situado na zona dos alísios de Sudeste (SE), porém no litoral a brisa altera muito o vento, que predomina de Oeste-Sudoeste (OSO) durante a tarde e o princípio da noite; apenas durante a madrugada e manhã é observável no litoral vento fraco de Sudeste (SE); no planalto o vento predominante é de Sudeste (SE).


Fonte: Silva, M. (1962). CLIMAS DE ANGOLA (2ª edição) [Revisão de CLIMAS DE ANGOLA]. Serviço Meteorológico de Angola. (Trabalho Original Publicado em 1967). INDEX DECIMALS 551.582.1/2(673).

0 comments:

Enviar um comentário